Submissões de Trabalhos

DIRETRIZES PARA AUTORES

Convidamos aos pesquisadores/as dos institutos de pesquisa e programas de pós-graduação, além dos estudantes de graduação, a participarem apresentando seus trabalhos, em formato de Resumo Expandido, de modo a contribuir para o diálogo entre as diferentes áreas temáticas e entre Brasil e Espanha.

As apresentações oral e escrita do Resumo Expandido poderão ser feitas em qualquer um dos idiomas oficiais da APEC (Português, Castelhano, Catalão, Inglês). A análise dos manuscritos apresentados será feita pelo processo de avaliação cega por pares. A Comissão Científica do 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC se reserva o direito de recusar qualquer trabalho fora das normas, critérios e prazos abaixo relacionados.

Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais digitais  do evento (com ISSN espanhol e status de evento internacional) que serão disponibilizados no site da APEC (www.apecbcn.org).

As normas em relação ao formato e períodos de envio e informe de aceite dos trabalhos são apresentadas a seguir:

1.  Formas e períodos de envio e de informe de aceite

1.1- A submissão de trabalhos é exclusiva para aqueles que já realizaram a inscrição e o pagamento correspondente. Os/as interessados/as em apresentar trabalhos no 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC deverão enviar seus Resumos Expandidos, respeitando as datas preestabelecidas, para i email do evento: seminarioapec2019@gmail.com

1.2- Limite de trabalhos inscritos por autor: Cada autor/a poderá apresentar, no máximo, duas propostas. Cada trabalho poderá ser assinado por até três autores. Os certificados de apresentação serão emitidos apenas para os autores devidamente inscritos e presentes no momento da comunicação. É obrigatório o pagamento da taxa de inscrição por cada trabalho inscrito.

1.3- Uma vez realizado o pagamento, seja via transferência, depósito ou outro sistema, o/a participante deverá enviar o comprovante de pagamento para o email do evento: seminarioapec2019@gmail.com – informando no espaço “Assunto” a seguinte indicação: “Pagamento: [Nome e sobrenome do/da inscrito/a]”. Em nenhuma circunstância haverá a devolução dos valores pagos pela inscrição.

1.4- Aos expositores não-presenciais será permitida a apresentação à distância (com envio de vídeo gravado, de 10m). As gravações deverão ser enviadas até o dia 30 de setembro. Para privilegiar o debate presencial, a organização do Seminário reserva-se o direito de limitar a 20% o número de apresentações em vídeo.

1.5- Período de envio dos trabalhos:  até 15 de agosto de 2019

1.6- Informe de aceite: até 30 de agosto

1.7- Data limite para devolução dos trabalhos com recomendações para acertos: 10 de setembro

2. Diretrizes gerais

2.1-  Tipos de Arquivo: Os resumos expandidos deverão estar em arquivo de formato .doc, .docx ou .rtf

2.1.1. Videos: os Expositores não-presenciais deverão enviar sua comunicação em vídeo de no máximo 10 minutos no formato que mais lhe for mais conveniente. Caso o arquivo apresente dificuldades técnicas, poderá ser solicitado o reenvio em formato diferente

2.2-  Formatação do Resumo Expandido: O resumo expandido deverá ter entre 5 mil (min.) e 8 mil caracteres (máx) – sem espaço. Deverá está formatado com fonte Times New Roman, corpo 11. Margens de 2 cm (direita e inferior) e 2,5 cm (esquerda e superior) eentrelinhamento 1,5.

2.3-  Elementos

•     Título do trabalho em negrito e centralizado;

•     Nome(s) do/a(s) autor/a(s), da/s universidade/s ou instituto/s de pesquisa(s) e e-mail/s de contato alinhado/s à direita;

•     Apresentação/Introdução;

•     Marco teórico;

•     Metodologia;

•     Resultados;

•     Conclusões;

•     Três a cinco palavras-chave

•     Área de Conhecimento: indicar uma das seguintes opções: a) Ciências Exatas e da Terra, b) Ciências Biológicas, c) Engenharias, d) Ciências da Saúde, e) Ciências Agrárias, f) Ciências Sociais Aplicadas, g) Ciências Humanas, h) Linguística, Letras e Artes.

•     Bibliografia (somente autores/obras mencionados/as)

•     Citações, referências, indicação de figuras, dentre outros elementos comuns nos trabalhos dessa natureza devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou APA (American Psychological Association)

3. Critérios de avaliação adotados pela Comissão Científica e Pareceristas

A Comissão Científica fará a análise inicial dos trabalhos recebidos, considerando especialmente questões relativas ao formato. Caso aprovado, o trabalho será enviado a dois pareceristas, para avaliação às cegas. Os pareceristas poderão Aprovar, Aprovar com Restrições (solicitando alterações) ou Recusar. Em caso de recusa apenas por parte de um parecerista, o trabalho será enviado a uma nova avaliação para desempate.

A avaliação dos trabalhos enviados se realizará segundo os seguintes critérios:

·     Atendimento ao prazo e formatação estabelecidos

·     Coerência – Coerência lógico-estrutural no desenvolvimento do raciocínio

·     Relevância do trabalho

·     Vinculação com instituições de ensino/pesquisa do Brasil e/ou do espaço europeu

4. Apresentação de trabalhos

Sempre que possível a Comissão Científica do 24º Seminário Acadêmico Internacional da APEC agrupará os trabalhos buscando correspondências às áreas indicadas no Resumo Expandido na parte “Area de Conhecimento”. Tempo, local e horário de apresentação serão indicados aos autores após a conclusão do processo de avaliação e do fechamento da programação definitiva do Seminário.

Para acessar a inscrição passo-a-passo e informações sobre valores, pagamentos e calendário de submissão CLIQUE AQUI

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS E USO DE IMAGEM

A Comissão Científica entende que os/as autores/as de trabalhos enviados autorizam a apresentação e divulgação dos Resumos Expandidos nos Anais do 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC, bem como divulgação dos vídeos enviados e publicação de imagens relativas à apresentação destes trabalhos/resumos expandidos/vídeos nas mídias eletrônicas e/ou impressas da APEC.  

CASOS OMISSOS

Os casos omissos nessas normas serão resolvidos pela Comissão Científica do 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC