Painel 5

Conheça nossos convidados confirmados para o Painel 5 – Protagonismo feminino nos vários cenários, do 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC

Confira também a programação completa

MARIA DANTAS – Licenciada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Direito ambiental, Maria Dantas chegou em Barcelona há 25 anos. No início, como imigrante sem papéis, ela trabalhou como empregada doméstica, babá, cuidadora de idosos, garçonete e professora de português. Nos últimos anos, foi auxiliar administrativa em uma empresa de Barcelona. Entretanto, Maria Dantas ficou conhecida por sua atuação como ativista social em plataformas de defesa dos diretos humanos contra o racismo, o fascismo, a LGTBfobia, a islamofobia, o machismo e pelo meio ambiente, dentre outros temas. Maria Dantas é, também, colaboradora da agência de comunicação intercultural Itacat. Em abril de 2019, foi eleita para um assento como deputada no Congresso espanhol pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), se tornando assim a primeira mulher brasileira eleita para o parlamento espanhol.

ANA SUZINA – Doutora em Ciências Políticas e Sociais pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), com uma tese que discute as assimetrias políticas na democracia brasileira, a partir da observação de mídias alternativas e comunitárias. Graduada em Comunicação Social, atualmente, trabalha como pesquisadora no Instituto de Mídia e Artes Criativas, na Loughborough University, em Londres. Atuou por mais de 15 anos, desenvolvendo estratégias de comunicação no campo dos direitos da criança, da saúde materno-infantil, da educação e da conservação da natureza. Sua pesquisa tem como foco o uso da comunicação para favorecer a participação de grupos marginalizados na democracia.

ANA BÁRBARA RODRIGUES – Formada em pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia com mestrado em Gestão e Planificação pela Universidade de Barcelona. Experiência de 20 anos no terceiro setor em projetos de formação e inserção laboral como o mundialmente conhecido Pracatum, do músico Carlinhos Brown. Empreendedora social, está à frente do Festival Día de Brasil en Barcelona, e também colaborou com entidades como o Save The Children, foi gerente da Fedelatina e sócia-fundadora do Connectats. Atualmente faz parte do programa Dona i Microcrèdit da Barcelona Activa com a iniciativa INBCN.

MARIA BADET – Jornalista e Doutora em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autònoma de Barcelona – UAB. Atualmente é colaboradora externa do Instituto de Comunicação Incom UAB. Como pesquisadora já publicou e realiza estudos sobre  imigração brasileira, meios de comunicação e questões de gênero e sexualidade da diáspora. Como ativista social já atuou em diversas associações e instituições brasileiras no exterior, por exemplo, ex-presidente da APEC, coordenadora da Rede de Brasileiros na Espanha e na Europa, membro do Conselho de Cidadania de Barcelona e do Conselho de Representantes Brasileiros no Mundo. Atualmente é membro da junta diretiva da Associação Casa da Gente, além de colaborar em várias ONGs e instituições sempre levando as pautas de combate a qualquer tipo de discriminação e defesa ampla dos direitos humanos.