Painel 3

Conheça nossos convidados confirmados para o Painel 3 – Diálogos na Produção e Coopera Técnico-Científica, do 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC

Confira também a programação completa

J.J. MORESO – Rector de la Universidad Pompeu Fabra (2005-2013) es Catedrático de Filosofía del Derecho des de 1996. Licenciado y doctor en Derecho por la Universidad Autónoma de Barcelona -premio extraordinario en ambas ocasiones- ha ejercido su labor docente en la Universidad Autónoma de Barcelona (1988-1995), la Universidad de Girona (1996-2000) y la Universitat Pompeu Fabra (2000-2005). Antes de ser Rector de la UPF, fue vicerrector de Profesorado y del Espacio Europeo de Enseñanza Superior de la UPF. En octubre de 2010 fue investido doctor honoris causa por la Universidad de Valparaíso, Chile, por su trayectoria como académico y jurista. Desde 2013, es presidente de AQU Cataluña.

ÁNGEL RODRÍGUEZ BRAVO – Doctor en con premio extraordinario en Ciencias de la Información por la Universidad Autónoma de Barcelona (1982). IV Premio a la Investigación sobre Comunicación de Masas (1991). Es autor de la obra: La dimensión sonora del lenguaje audiovisual (Madrid, 2001; Sao Paulo: 2006). Profesor titular en la Facultad de Ciencias de la Comunicación (UAB). Director del Laboratorio de Análisis Instrumental de la Comunicación (LAICOM). Ha sido coordinador de 3 programas de doctorado en comunicación de la Univ. Autónoma de Barcelona.

RITA REIS – Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG). Possui Graduação em História (UFG-1994), Especialização em História do Brasil: Local, Regional e Nacional (UFG – 1999), Mestrado em História das Sociedades Agráricas (UFG 2000- 2001), Especialização em Docencia do Ensino Superior (UFG – 2012) e Doutorado em Sociedade e Cultura: História, Antropologia, Arte e Patrimônio (Universidade de Barcelona- UB – Espanha), Possui experiência como professora Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação, em instituições públicas e privadas. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História do Direito e História da Família, e Metodologia Cientifica. Principais disciplinas ministradas ao longo da carreira docente: História Geral e do Brasil (Educação Básica), Didática e Prática do Ensino de História e Estágio Supervisionado, História Contemporânea, História do Direito, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. Foi bolsista de iniciação científica pelo Cnpq durante a Graduação, bolsista da Capes durante o Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em História da UFG, foi bolsista dos programas de Intercampus e Espanista na Universidade de Barcelona, e bolsista do Programa de Doutorado Pleno no Exterior da Capes (Espanha, 2014-2018).

MARIA CLARA PRATA GASPAR – Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (Brasil), possui um Master em Ciências Sociais Aplicadas à Alimentação (Université de Toulouse Jean-Jaurès) e é doutora em Sociologia pela Université de Toulouse Jean-Jaurès (França) e em Alimentação e Nutrição pela Universidad de Barcelona (Espanha). Atualmente é pesquisadora do Observatorio de la Alimentación, grupo de pesquisa do Departamento de Antropologia Social da Universidad de Barcelona e professora associada desta mesma universidade. Desde o Master, Maria Clara vem estudando as relações entre normas dietéticas e socioculturais, o processo de medicalização da alimentação e as representações sociais do corpo, a partir de metodologias qualitativas e comparativas.

JAEL CORREA – Cônsul Honorária do Brasil em Granada, desde 2013, Professora de língua Portuguesa do Centro de Línguas Modernas da Universidade de Granada(CLM-UGR), Doutoranda em Linguística, no Programa de Doutorado em Linguística, Literatura e Tradução da Universidade de Málaga (UMA); Graduada e Licenciada em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade de São Paulo -USP; Mestre em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo-USP. Ex-professora de Língua Portuguesa e Literatura (UFG), no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação, da Universidade Federal de Goiás (CEPAE-UFG)