Colaboradores

JOSÉ ROBERTO DE PAULO – Coordenador e moderador do Painel 2 (Diálogos entre manifestações culturais), no 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC. Doutor e mestre em musicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB com bolsa de estudos da CAPES (2015/19) e Ford Foundation (2010/12) e graduado em Regência Orquestral e Coral pela Universidade de São Paulo – USP. Estuda a influência da música afro-brasileira na música de concerto no Brasil e a sua importância na música brasileira e sobre a estética nacionalista musical no Brasil e Espanha. Atualmente é o regente dos corais Brasileiro de Repertório e Villa-Lobos de Barcelona, membro dos grupos de pesquisa “Les Músiques en les Societats Comtemporànies” – MUSC/UAB e “Música y Estudios Americanos” – MUSAM/SEdeM.

SMYRNA JAMACARU – Coordenadora e curadora da exposição “Cruzando Miradas”, organizado na Escola Oficial d’Idiomes de Barcelona Drassanas como parte da programação paralela do 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC. Desenhadora gráfica brasileira, atua com criação e gestão de projetos criativos para marcas. Especialista em traducir e viabilizar o DNA das marcas em projetos corporativos e culturais.

HELENA SBEGHEN – Participa apresentando alguns de seus trabalhos artísticos na exposição “Cruzando Miradas” organizado na Escola Oficial d’Idiomes de Barcelona Drassanas como parte da programação paralela do 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC. Ilustradora e designer brasileira, residente em Barcelona. Desenvolveu uma estética geométrica e colorida, muitas vezes iconográfica e abstrata, buscando a perfeição das formas, dos encaixes, da simetria e da composição. A figura feminina é o foco principal do seu trabalho, representada poeticamente e explorando seus sentimentos, a força de ser mulher e questionando seu lugar na sociedade.

PABLO LA HUMANA – Participa apresentando alguns de seus trabalhos artísticos na exposição “Cruzando Miradas” organizado na Escola Oficial d’Idiomes de Barcelona Drassanas como parte da programação paralela do 24º Seminário Acadêmico Internacional APEC. Estudió bellas artes en la universidad de Barcelona. Pablo ilustra un mundo de hadas y fantasías lleno de colores y historias narradas por sentimientos y emociones, y los procesos por los que estas pasan.

BARBARA MAIA – Colaboradora do comitê de organização do 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC. Mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente na Universitàt Autònoma de Barcelona em período de doutorado sanduíche, como bolsista Capes/Print.

BRUNO H. B. REBOUÇAS – Colaborador do comitê científico do 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC. Doutor em Jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid – UCM, com tese intitulada: Los dueños de las empresas de comunicación y lautilización política de los medios en Brasil: el caso de los estados Bahía, Ceará y Río Grande del Norte; avaliada com nota máxima e a menção Cum Laude. Mestre em Comunicação e Jornalismo pela UniversitatAutònoma de Barcelona – UAB – (2013). Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (2009) e Especialista em Assessoria de Comunicação (2011), ambos pela Universidade Potiguar – UnP. Autor do romance-reportagem No Terreno da Fantasia – uma história do PCB/RN nos anos de 1980, editora Democracia (2009). Possui artigos sobre crítica da mídia publicados no Observatório da Imprensa. Áreas de interesse: comunicação e política; empresa informativa; estrutura dos meios de comunicação; concentração das empresas de comunicação.

ELAINE FERNANDES – Colaboradora do comitê de organização do 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC. Sou formada em Comunicação Social-Relações Públicas, trabalhei 5 anos como professora de Educação Infantil porque tive formação no curso Normal de ensino médio, com comunicação trabalho como produtora e também atuo como pesquisadora é professora de dança afro-brasileira.

HADRIEL THEODORO – Colaborador do comitê de organização do 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC.Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e doutorando na mesma instituição (bolsista FAPESP). Graduado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

INDIRA VISNU – Colaboradora do comitê de organização do 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC. Sou doutora em Biologia pela UFPE. Como doula e consultora de amamentação acompanho mulheres e suas famílias durante a gravidez, parto e pós-parto. O objetivo do meu trabalho é apoiar e informar as mulheres para que elas possam viver esses momentos como protagonistas de suas escolhas, evitando passar por procedimentos sem base científica, bem como evitando ou diminuindo sofrimentos físicos e emocionais através de suporte e rede de apoio.

ISABEL CASTRO – Colaboradora do comitê de organização do 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC. Artista visual de Belo Horizonte, Brasil, com sede em Barcelona. Graduada em Belas Artes / Pintura e estudante de Ilustração. Trabalha como freelancer com pintura e retratos personalizados. Produz sobretudo trabalhos figurativos com tintas à base de água sobre diversos suportes (papel, acetato, tecido, azulejos). Tem uma pesquisa pessoal sobre fotografias antigas e história de seus antepassados latino-americanos. Busca construir imagens que configurem uma linguagem da intimidade, memória e fugacidade do tempo. Além disso, também transita pelo mundo da ilustração científica e botânica, realizando trabalhos paralelos e incorporando-os à sua pesquisa pessoal.

JÉSSICA CARNEIRO – Colaboradora do comitê de organização do 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC. Doutoranda em Psicologia (Universidade Federal do Ceará). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Ceará, 2016), na linha de pesquisa Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (Universidade Federal do Ceará, 2013). Membro do coletivo de comunicação Ceará Criolo. Atualmente integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (Paralaxe-UFC) e do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS-UFC). Participa também do GT Juventudes e Pesquisas Participativas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Amante dos estudos de cibercultura e convergência multimidiática. Experiência em Direção de Arte, Criação Publicitária e Gestão de conteúdo voltado para meios digitais. Atualmente, dedicada aos estudos sobre feminismos negros, gênero, etnicidade e interseccionalidades.

REJANE MODESTO – Colaboradora do comitê de organização do 24o Seminário Acadêmico Internacional APEC. Jornalista, formada pela Universidade Católica de Pernambuco tem larga experiência em produção jornalística de Televisão. Trabalhou em TVs de atuação Nacional como o SBT, RECORD E BANDEIRANTES. Na RECORD foi produtora nacional de programas como o Jornal da RECORD, Domingo Espetacular e o Repórter RECORD. Na BAND, além  de produção de matérias, coordenou o núcleo de Pernambuco da Copa do Mundo do Brasil! Atuou também em jornais de circulação Nacional como o Jornal do Brasil e de circulação local, o Jornal de Brasília. Tem experiência também como repórter de rádio, através da Rádio Clube de Pernambuco!