Diretoria 2018-19

Conheça a diretoria da atual gestão da APEC (2018-2019), responsáveis também pelo planejamento e organização do 24° Seminário Acadêmico Internacional APEC: na presidência, Raquel Sant’Ana; na secretaria e coordenação logística, Irma Miranda; na tesouraria e coordenação financeira, Flavia Bastos; na área de comunicação e mídia, Desirée Rabelo e Elaine Dias.

RAQUEL SANT’ANA – Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Goiás (2010).Atuando principalmente nos seguintes áreas: História Regional, História do Brasil e História da África. Realizou Especializaçao em Historia da Africa (2012), Especializaçao em Residencia Agraria em Arte cultura e comunicação pela Universidade de Brasilia (2015) onde realizou pesquisa na Comunidade Remanescente Quilombola Kalunga, Engenho II, Espacializaçao em Direto Civil Catalán pela Universidade de Barcelona (UB) e Mestrado em Direito de Familia e Infancia pela mesma Universidade. Iniciou curso de Curso de Direito pela Universidade Federal de Goias, no quarto ano, tranfere o curso para Universidade de Barcelona enm España. Realiza pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Humanização do direito, nos direitos humanos, e movimentos sociais do campo, imigracion y genero.Participou grupo de estudos grupo de Ontologia Crítica(analise da questão da mulher nas obras marxistas); o Cravo e a Rosa (Tema de violência domestica no territorio brasileiro) e a Questão do Gênero no Campo (analise de pedofilia no meio rural). Dietora de Genero na Associaçao de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunya (Apec) gestao 2017-2018. Atualmente é presidente da Associaçao de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunya (APEC).

IRMA MIRANDA – Graduada em Turismo pela universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pequisador -Bolsista no departamento de metodos de investigacion – Universidad de Barcelona, educadora na Fundació Catalunya La pedrera e membra da direcao APEC: associacao de pesquisadores e etudantes Brasileiros na catalunha gestao -2018-2019.

 

FLÁVIA BASTOS – Possui graduação em Filosofia (UnB), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PGPDS- UnB) e Especialização em Clínica de Grupos e Instituições, Esquizoanálise e Esquizodrama (Instituto Félix Guattari). É professora do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, nas áreas de Psicologia, Filosofia e Educação e membro do Laboratório Ágora Psyché (Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília). Atualmente é estudante de Doutorado em Educação (Universidade de Barcelona).

 

DESIRÉE C. RABELO – Nascida no Rio de Janeiro, vive atualmente em Barcelona (Espanha). Jornalista profissional, com Mestrado em Educação (UFMS), Máster em Comunicação Ciência e Tecnologia (Universidade de Salamanca), Doutorado em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo) e Pós-Doutorado na Universidade Autónoma em Barcelona. Temas de ensino e pesquisa: direito à informação, educação para comunicação, gestão participativa, mobilização social, gestão participativa dos recursos hídricos. Foi professora nas instituições como Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Universidade Federal do Espírito Santo a qual está vinculada pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos e Grupo de Pesquisa CNPq LabGest (Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional).  Atuou na coordenação de setores da comunicação/mobilização social em entidades como Jornal de Opinião, Pastoral da Criança, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/Regional Leste, União Cristã Brasileira de Comunicação Social, Pró-reitoria de Extensão (UFES), Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (UFES), Projeto Estratégias de Conservação para a Natureza, Instituto Homem Pantaneiro, dentre outras.

 

ELAINE DIAS – Doutora em Comunicação na linha de pesquisa de Configurações de Produtos e Processos da Cultura Midiática pela Universidade Paulista (2017) com bolsa CAPES/PROSUP. Membro do grupo de pesquisa Mídia, Cultura e Memória (Brasil), registrado no CNPq. Pesquisas na área de estudos de Radio e TV, Televisão Pública e Realismo Social na telenovela inglesa. Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (2012) com parte da pesquisa realizada na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com bolsa SANTANDER UNIVERSIDADES. Especialista em Língua Inglesa e Tradução pela Universidade Paulista (2008). Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngue (Ingles/Espanhol) pela Faculdade Sumaré (2006).