Quem somos

Associação de Investigadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha, é uma entidade civil criada em 1992 e representativa dos interesses de desenvolvimento cientifico dos investigadores brasileiros na Catalunha, estando registrada na Generalitat de Catalunya sobre o número 13.387 – Registro de Asociaciones. 

A associação caracteriza-se por ser uma organização não governamental, sem fins lucrativos, tendo sua equipe diretiva estruturada de forma estritamente voluntária e rotativa, conforme os estatutos em vigos. Uma das finalidades da APEC é a acolhida aos pesquisadores e estudantes brasileiros recém chegados na Catalunha, auxiliando-os com informações e orientações para facilitar principalmente a sua integração ao meio social e cultural.

Realizamos atividades culturais e de ócio de distintas naturezas, além de mantermos espaços  permanentes de intercambio acadêmico e de encontros mensais promovidos na cidade de Barcelona. 

A principal atividade acadêmica e científica da APEC são os seus Seminários Acadêmicos Internacionais, de periodicidade anual, uma atividade que vem sendo realizada desde 1995 pela APEC. Os Seminários Acadêmicos Internacionais da APEC foram criados com a finalidade de apresentar e debater os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes brasileiros nas universidades catalãs, aberta a outras regiões do Reino da Espanha, oferecendo a oportunidade para maximizarem o aproveitamento as suas vivências acadêmicas, científicas e culturais na Catalunha. Além disso, Os Seminários Acadêmicos Internacionais da APEC estão formados por palestras e mesa redondas com professores e e técnicos convidados, contribuindo para a construção de um ambiente de articulação de idéias e experiências. 

Com o passar dos anos, os Seminários Acadêmicos Internacionais da APEC foram se desenvolvendo e se destacando ao integrar a produção acadêmica de coletivos latino-americanos na Catalunha, na Espanha e até mesmo na EUROPA, criando um intercâmbio saudável de debates e trocas de ideias entre os diferentes campos de estudos latino americanos. Presentemente, todos os trabalhos do seminário são publicados, com registro ISBN e disponibilizados em nossa página web.

Onde estamos?

A APEC tem como sede o Centro Cultural do Brasil em Barcelona (CCBC), órgão cultural oficial do Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, MRE

Barcelona, sede da APEC, foi fundado em 1963, funcionando então na Biblioteca da sede do Consulado-Geral do Brasil, no Carrer Junqueras, visando o ensino da língua portuguesa e cultura do Brasil.

Em 1974, o CCBB, então CEB passou a ocupar sua sede atual, na Casa Amatller , um espaço privilegiado em um emblema “Modernisme” catalão. Desde então, o CCBB ampliou suas atividades, e passou a atuar como um centro de informações culturais do Brasil, sobretudo com a ampliação de sua biblioteca, atualmente uma “mediateca” que conta com mais de 4 mil livros, centenas de CDs de música brasileira, dezenas de CD-Roms, uma videoteca com mais de 800 títulos brasileiros (no sistema PAL), revistas, arquivos de artigos sobre temas do Brasil. Os cursos regulares de língua portuguesa e cultura do Brasil , organizados em seis níveis e ministrados por professores brasileiros, são aplicados em dois períodos anuais (de setembro a janeiro e de fevereiro a junho). Atualmente dirigido pelo Professor Wagner Novaes.